Revista MS

Campo Grande,

dezembro 22, 2024

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 35% dos brasileiros, enquanto 34% reprovam a gestão petista, mostra pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (17/12). Trata-se do último levantamento do instituto sobre a avaliação do governo neste segundo ano de mandato.

Ainda de acordo com a sondagem, 29% avaliam a administração do titular do Planalto como regular, e 1% não souberam responder. O levantamento ouviu 2.002 brasileiros de 113 municípios, entre 12 e 13 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Em comparação à pesquisa anterior, feita em outubro, a aprovação do petista variou um ponto percentual negativo. Na época, 36% consideravam o governo ótimo ou bom. Já o índice de reprovação oscilou dois pontos percentuais para cima, uma vez que 32% avaliavam a gestão como ruim ou péssima.

Na avaliação por segmento do eleitorado, chegou a 40% o índice de reprovação do governo entre os homens. Em outubro, o percentual era de 37%. Já entre as mulheres, estrato em que o governo é melhor avaliado, o percentual ficou em 38% — o mesmo da pesquisa anterior.

Entre católicos, 42% consideram o governo ótimo ou bom. Já para 43% dos evangélicos, a gestão de Lula é ruim ou péssima, e apenas 26% veem o governo como ótimo ou bom. As margens de erro para o eleitorado católico é de três pontos percentuais, enquanto a de evangélicos é de cinco pontos