Projeto Resgate promove Natal Solidário para crianças de comunidades carentes em Campo Grande
O Projeto Resgate, realizado pelo mestre Amazonas, de 43 anos, vem transformando vidas desde 2014 em Campo Grande. Utilizando a capoeira como ferramenta para a inclusão social e a educação, a iniciativa integra o trabalho do Instituto Herança Cultural e oferece aulas gratuitas para crianças, adolescentes e adultos de comunidades vulneráveis.
O projeto se apresenta como uma alternativa às ruas e ao ambiente doméstico marcado pela violência. “Nosso objetivo é incentivar os estudos, fortalecer a educação no lar e proporcionar desenvolvimento físico e psicológico, inclusive para crianças autistas que participam do projeto”, explica mestre Amazonas.
Sem apoio do poder público ou de empresas privadas, o projeto é mantido pelo esforço do fundador e de amigos, que promovem rifas e eventos para arrecadar fundos. O projeto atende atualmente quase 200 pessoas em seis bairros da capital: Tiradentes, Cristo Redentor, Jardim Noroeste, Los Angeles, Aero Rancho e Guanandi.
“Além das crianças, muitos pais que trazem os filhos acabam participando das aulas, criando um vínculo ainda maior com as crianças. Isso incentiva ainda mais a participação”, destaca o mestre.
Segundo o mestre Amazona, as aulas são realizadas em espaços cedidos, como igrejas e centros comunitários. “Ainda não temos uma sede própria, o que limita nossa capacidade de atendimento. Muitas crianças não têm sequer uniforme, porque não têm condições de comprar”, relata Amazonas.
Apesar das dificuldades, o sonho de Amazonas é ampliar o impacto do projeto, alcançando mais comunidades e conseguindo apoio para as crianças. Conforme Amazonas, empresas ou empresários são convidados a apoiar o projeto de forma contínua.
Além das aulas de capoeira, Amazonas conta que o projeto também busca apoiar as famílias com doação de cestas básicas. Neste ano, o projeto também realizará pela primeira vez um Natal Solidário.
O objetivo é arrecadar brinquedos e doações financeiras para presentear as crianças e proporcionar um momento especial para elas. “Estamos precisando de tudo: cama elástica, máquina de algodão-doce, brinquedos. Tudo será feito com muito amor e com o pouco que temos, mas queremos que seja um dia inesquecível para as crianças”, enfatiza Amazonas.
A ação social está prevista para o dia 15 de dezembro, um domingo, a partir das 9h, na Rua Abílio Soares, bairro Tiradentes. O evento terá pula-pula, algodão-doce, pipoca, picolés, refrigerantes, brincadeiras e sorteios de prêmios para a criançada e família.
Quem deseja contribuir pode realizar doações financeiras pelo PIX CPF 01969485175 (Paulo Sergio). Os recursos serão destinados tanto ao Natal Solidário quanto ao funcionamento do projeto, cobrindo despesas como compra de uniformes, instrumentos e materiais para as aulas.
Para quem deseja doar brinquedos ou colaborar com o evento, basta entrar em contato diretamente com o mestre Amazonas, pelo número (67) 9 9229-5253, ou contribuir com qualquer ajuda que fortaleça o projeto.