Revista MS

Campo Grande,

janeiro 2, 2025

Adriane Lopes realizou o sonho da casa própria para a moradora Ana Paula Alves de Souza e mais 187 famílias que habitavam a favela do Mandela, em Campo Grande. Parte deles perdeu tudo o que tinha em um incêndio em novembro de 2023. 

“Foi a melhor sensação da minha vida entrar na minha casa. Não dá para explicar o que foi dormir a primeira noite no que é meu, sem me preocupar se havia alguma fresta ou se a água da chuva iria entrar”, relembrou Ana Paula, que fez questão de agradecer pessoalmente à prefeita Adriane Lopes (PP) durante uma reunião com apoiadores.

Conforme divulgado, Ana Paula também destacou a importância da reeleição de Adriane: “Se em dois anos você fez tudo isso por nós, imagina o que vai fazer se tiver mais tempo”, afirmou.

Ainda segundo a campanha, a rápida atuação da gestão foi crucial para a reconstrução dos sonhos dessas famílias. Em tempo recorde, foram definidas 4 áreas destinadas às famílias que viviam no Mandela. As áreas, localizadas nos bairros Jardim Talismã e José Tavares, oferecem toda a infraestrutura para um recomeço digno, com postos de saúde, CRAS e escolas próximas.

O empenho da prefeita Adriane é um exemplo de gestão eficiente e humana. Após o incêndio, ela reuniu equipes técnicas da Emha e garantiu o início das obras com recursos próprios, que somaram R$ 15 milhões. Isso permitiu a entrega dos contratos antes do prazo previsto.

“Sinto uma alegria imensa em fazer parte da história da Ana Paula, da Sandra e de todas as famílias. Hoje, elas dormem tranquilas, em um lar digno e seguro’’, disse a prefeita. 

Além de resolver rapidamente a situação dos moradores da Comunidade Mandela, a gestão de Adriane atingiu a marca de mais de 7 mil processos de regularização fundiária na Capital e a entrega de 1.940 novas moradias. Foram ainda distribuídos mais de 40 lotes urbanizados, kits de materiais de construção para melhorias habitacionais e 300 subsídios que permitiram a mais famílias acessar o financiamento da casa própria.

“Vamos continuar investindo na construção de moradias populares e expandindo programas como o Aluguel Social, para reduzir o déficit habitacional da cidade. Nosso objetivo é oferecer soluções de moradia para mais de 30 mil pessoas, especialmente em áreas com infraestrutura já consolidada”, afirmou a prefeita Adriane.

No seu plano de governo para os próximos quatro anos, Adriane destaca a construção de novas unidades habitacionais e a implementação de um programa abrangente de melhoria das moradias existentes. Esse programa incluirá assistência técnica, kits de materiais de construção e crédito para famílias que vivem em habitações precárias, com foco especial nas áreas que passaram por regularização fundiária.

Outro destaque do plano é a replicação do projeto Vila dos Idosos, um programa de locação subsidiada destinado a pessoas com 60 anos ou mais. O objetivo é oferecer moradia segura e acessível para a população idosa, promovendo qualidade de vida e inclusão social.

“Reforço meu compromisso com a redução do déficit habitacional em Campo Grande, garantindo que cada vez mais cidadãos tenham acesso a moradias dignas e infraestrutura de qualidade, e buscando soluções eficazes para os desafios habitacionais da cidade”, concluiu a prefeita Adriane.